•O Centro Social Comunidade Carisma está localizado no Bairro de Quitaúna-Osasco- SP , onde no entorno encontram-se áreas livres, que resultam em um aglomerado de moradias que trazem diversos problemas como:
•Falta de oportunidades de valorização da educação
•Ausência de apoio familiar na vida de crianças e adolescentes
Contexto Social
- Desemprego dos pais
- Construções Precárias
- Falta de Saneamento Básico
- Violência
- Drogas
Objetivos do Programa Criar e Crescer
•Auxiliar no resgate de crianças e adolescentes em situação de risco.
•Oferecer espaço para a valorização da educação .
•Desenvolver as potencialidades e o senso crítico das crianças e dos adolescentes, envolvendo seus familiares .
Metas
Atendimento a 80 crianças entre 6 a 13 anos e familiares.
•Minimizar o sub emprego;
•Somar forças com representantes de escolas através de encontros bimestrais.
Condições para o ingresso no Programa
Matriculados na escola pública.
Idade entre 6 a 13 anos;
Acompanhamento de saúde em dia.
A família deve comprovar renda de até 3 salários mínimos;
Freqüência de 75 % na escola;
Proposta de Trabalho
Atividades no período em que a criança não se encontra na escola que englobam :
•Educação
•Saúde
•Lazer
•Cultura
•Esportes
Todas as ações desenvolvidas acompanham a linha de pensamento das tendências educacionais, sintonizadas com as propostas da LDB( Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9394/96) , dos PCNS( Parâmetro Curricular Nacional), e dos Temas Transversais, que valorizam a diversidade, a multiplicidade, a pluralidade, num processo multidisciplinar. Estas propostas pedagógicas são desenvolvidas sob a forma de projetos e oficinas, a saber :
Projetos de :
Artes e Reciclagem
Despertar o interesse pela Arte, pela apreciação do belo e desenvolvimento de técnicas para o trabalho envolvendo Artes Plásticas, auxiliando o fortalecimento da auto-estima e valorizando a criança como cidadã.
Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
Inclusão Digital
- Estimular os participantes do projeto a utilizarem o computador para pesquisa de temas relevantes do cotidiano infantil, possibilitando o fortalecimento da auto-estima;
- Propiciar aos educandos a utilização do computador como ferramenta viável no desenvolvimento da construção do seu próprio conhecimento ;
Construindo o Conhecimento
-Expandir o uso da linguagem;
Compreender os textos orais e escritos, interpretando-os;
Valorizar a leitura como fonte de informação;
Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais;
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta.
Resolver situações-problema, desenvolvendo formas de raciocínio;
Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos;
Através de jogos, dinâmicas e atividades diversificadas estimulam-se a linguagem, o raciocínio lógico, atenção, concentração, memória e o despertar para a leitura.
Brinquedoteca
Oferecer aos educandos a oportunidade da brincadeira do faz-de-conta;
Permitir que a criança construa e domine cada vez melhor sua comunicação através de brincadeiras marcadas pelo faz-de-conta e pela magia, uma passagem harmoniosa pelo mundo das atividades reais da vida cotidiana;
Dar oportunidades através do lúdico da criança tomar suas decisões, desenvolver sua capacidade de liderança e trabalhar os seus conflitos internos;
Recrearte
Desenvolver a socialização, a formação humana, explorar a expressão corporal, desenvolver a capacidade de brincar, de interagir e relacionar com o outro.
Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;
Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre os diferentes grupos sociais;
Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.
Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de culturas corporais presentes no cotidiano.
Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.
5 comentários:
parabens pela preocupação com a educação é de pessoas assim que o mundo precisa para mudar!!!
Concordo com o Marcelo. Sozinho nao chegamos a lugar nenhum, mas trabalhando em equipe, com pessoas comprometidas com o que fazem poderemos melhorar o mundo.
Esse Centro Social é 10 inclusive na Educação, Parabens.
Pessoal
Obrigada pela visita e comentários!
Continuamos o nosso trabalho , contando sempre com a colaboração de todos.
Somos uma equipe.
Muito obrigada.
beijos
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